Pular para o conteúdo principal

PORTO ALEGRE: Uma Cidade com Várias Prefeituras

Por Francisco Geovani de Sousa, Coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro:

É assim que se avalia a situação da capital Gaúcha: uma cidade com vários prefeitos. Cada secretaria parece ser uma prefeitura a parte, visto a postura dos responsáveis das diversas pastas, com ressalvas a alguns secretários, outros parecem tomar decisões independente da vontade política do prefeito.

Nesse viés reside a nossa preocupação na Lomba do Pinheiro, pois a Praça dos Esportes e da Cultura, a ser construída no Centro Cultural, com recursos da ordem de três milhões e  setecentos mil reais, investimentos do PAC 2 e sob a responsabilidade da Secretaria de Esportes, está sob ameaça de prejuízos devido a falta de vontade política de alguns secretários que não agilizam as ações para cumprir os prazos exigidos pelo Ministério da Cultura.

Segundo relato do Secretário de Esportes de Porto Alegre, em reunião no Fórum de Delegados do Orçamento Participativo, realizada neste sábado (06/08/2011), revela que o levantamento topográfico do local da obra, tem prazo pelo Ministério da Cultura até setembro, para que o recurso seja aprovado. No entanto o que se sabe é que a  SMOV vem fazendo pouco caso para resolver assa situação que é da sua responsabilidade.

Imbuída de preocupação e com o desejo de ver resolvido e agilizado esse levantamento, quem se comprometeu em agilizar a reveria dessa outra secretaria, foi a SMED ao se dispor fazer o referido levantamento.

O conjunto das lideranças presentes nessa reunião, por precaução, para evitar prejuízos à comunidade e protestando acerca dessa postura de determinados secretários municipais, resolveu providenciar uma reunião em caráter de urgência, onde o prefeito (oficial) determine aos seus subordinados (secretários) as providências cabíveis em favor da obra da Praça de Esportes e da Cultura, da Lomba do Pinheiro.

Ressaltamos que essas vaidades particulares de determinados agentes públicos não levem em prejuízo ações coletivas e em benefício maior da comunidade. Conclamamos todas lideranças e moradores a promoverem protesto a esse tipo de postura desses agentes públicos. Desejamos Porto Alegre apenas com um Prefeito!


Postado originalmente no Blog do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro




Postagens mais visitadas deste blog

Minha Casa Minha Vida - Renda até 03 Salários Mínimos - o caso da Av. Tronco

Foto: Lucimar F Siqueira O Programa Minha Casa Minha Vida é a única alternativa de produção habitacional para moradores que serão removidos para dar lugar às obras para a Copa 2014 em Porto Alegre. No caso da duplicação da Avenida Tronco o DEMHAB contou no levantamento cadastral 1.459 famílias consideradas com renda até 03 SM. Portanto, os projetos do MCMV deverão atender estas famílias, exceto quem optou por Bônus Moradia.  Várias dúvidas estão sendo apresentadas pelas famílias. Entre elas o tipo de contrato que será firmado com os moradores e o tamanho das unidades habitacionas, seja casa ou apartamento. Abaixo, algumas informações obtidas no site do Ministério das Cidades e consulta à Caixa Econômica Federal de Porto Alegre.  TIPO DE CONTRATO Minha Casa Minha Vida e Caixa Econômica Federal O contrato para o MCMV até 03 Salários Mínimos é realizado diretamente pelos moradores com a Caixa Econômica Federal após o cadastro realizado junto à prefeitura. Para a Cai...

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .