Pular para o conteúdo principal

¡Democracia real YA!



#democraciarelaja – Crise e mobilizações sociais na Espanha” é o tema do debate que acontece na próxima terça-feira (16/8), às 19h, no plenarinho da Assembleia Legislativa. Promovido pelo mandato do deputado Raul Pont, o evento traz a Porto Alegre os professores espanhóis Tomás Villasante e Maria Dolores Hernández Hernández para debater a crise europeia e as manifestações sociais que eclodem na Espanha e em toda a Europa. O debate é gratuito e aberto ao público. 

Em meio à crise econômica e política, em maio deste ano iniciaram uma série de protestos na Espanha, resultado de uma mobilização que começou pela internet e ganhou as ruas de diversas cidades espanholas. O movimento, chamado Democracia Real Já!, iniciou sua mobilização pela plataforma digital de mesmo nome (www.democraciarealya.es). No site, se definem como “desempregados, mal remunerados, subcontratados, precários, jovens”. “Estamos fartos de reformas antissociais de que nos deixem desamparados, de que os bancos que causaram a crise subam as hipotecas ou fiquem com as nossas casas, de que nos imponham leis que limitem nossa liberdade em benefício dos poderosos”, diz a descrição.  

O primeiro protesto ocorreu em 15 de maio de 2011, às vésperas das eleições municipais, com uma convocação em cinquenta e oito cidades espanholas. Tratam-se de protestos pacíficos que reivindicam uma mudança na política e na sociedade espanhola. As manifestações continuam acontecendo e em 12 de junho chegou a reunir 200 mil pessoas na Porta do Sol, em Madri. 


Sobre os palestrantes

Tomás Villasante é doutor em Ciências Políticas e Sociologia. Fundador do CIMAS (Observatório Internacional de Cidadania e Meio Ambiente Sustentável), Villasante também é professor emérito da Universidade Complutense de Madrid e diretor do departamento sobre Investigação Participativa para Desenvolvimento Local da Universidade Complutense há 15 anos.

Entre seus títulos disponíveis no Brasil estão Redes e Alternativas - Estratégias e Estilos Criativos na Complexidade Social, em português, e Practicas Locales de Creatividad Social, Investigacion Social Participativa – Construyendo e Cuatro Redes para Mejor Vivir, em espanhol. 


Maria Dolores Hernández Hernández é doutora em Ciências Políticas e Sociologia e hoje leciona na Universidade de La Laguna (localizada na cidade de San Cristóban de La Laguna, a 1.758 km de Madrid). Dolores é presidenta do CIMAS (Observatório Internacional de Cidadania e Meio Ambiente Sustentável), e leciona em cursos de especialização e mestrado na Universidade Complutense de Madrid e de La Laguna, sobre Metodologias Participativas, Participação, Desenvolvimento Local, Intervenção social e comunitária, entre outros temas. 

Assessora de diversos processos participativos na Espanha e América Latina, Dolores também foi coautora de diversas publicações sobre metodologias participativas.

Raul Pont é deputado estadual (PT-RS) e presidente do PT gaúcho. Defensor da participação popular, foi fundador do PT, deputado federal, deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre. Formado em História na UFRGS e pós-graduado em Ciência Política na Unicamp, foi professor do curso de Ciências Sociais da Unisinos por 14 anos. 

Pont também tem diversos títulos publicados no Brasil, como "Democracia, Participação, Cidadania – Uma visão de esquerda", “A Estrela Necessária”, “Porto Alegre, uma cidade que conquista – A terceira gestão do PT na cidade”. Além disso, publicou "Hoffnung für Brasilien – Beteiligungshaushalt und Weltsozialforum in Porto Alegre", na Alemanha, "The Porto Alegre Alternative – Direct Democracy in action", em Londres e "La democrazia partecipativa", em Roma.

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .