Pular para o conteúdo principal

Relatora da ONU em Porto Alegre dias 18 e 19 de agosto

A ONG Cidade é colaboradora na organização da visita da Relatora da ONU às comunidades atingidas pelas obras da Copa 2014.



Do Blog Comitê Popular da Copa 2014 - Porto Alegre

Relatora da ONU visita comunidades atingidas pelas obras da Copa 2014 em Porto Alegre

A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, virá a Porto Alegre nos próximos dias 18 e 19 de Agosto. Rolnik vem à convite do Comitê Popular da Copa para visitar comunidades atingidas pelas obras da Copa do Mundo de 2014 na Capital, a fim de averiguar casos de desrespeito aos direitos humanos e de moradia adequada destas populações. A relatora também irá visitar autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para conversar sobre os impactos do evento na cidade e participará de um seminário sobre o tema na Câmara de Vereadores (veja abaixo a agenda completa da visita).

Raquel Rolnik tem acompanhado os impactos das obras da Copa nas cidades-sede no Brasil e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro . A relatora também visitou outros países que receberam os megaeventos, como a África do Sul, onde ocorreu a última Copa do Mundo. Em todos estes lugares, tem sido comum o desrespeito à moradia e aos direitos básicos da população, denúncias de exploração e de más condições de trabalho dos operários nas obras dos eventos e de superfaturamento, bem como a falta de fiscalização por parte do poder público.

Convidamos os colegas a acompanharem a visita da relatora a Porto Alegre . No dia 18, às 17h30min, Raquel Rolnik concederá uma entrevista coletiva no prédio Utopia e Luta (Avenida Borges de Medeiros, 719 – entrada subindo pela escadaria da Borges, centro de Porto Alegre) em que irá falar sobre suas impressões da visita à Capital gaúcha.

Quem é Raquel Rolnik

Urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada. Tem-se destacado nas denúncias e críticas aos impactos das obras da Copa do Mundo, principalmente em comunidades pobres das cidades-sede e nos caixas públicos.

AGENDA DA VISITA DE RAQUEL ROLNIK A PORTO ALEGRE (RS)

Dia 18/08 – quinta-feira

9h às 12h – Visita às comunidades do reassentamento da Vila Dique (Av. Bernardino Silveira Amorim, 1915) e das famílias que ainda estão na antiga Vila Dique (ao lado do Aeroporto Salgado Filho)
13h – Almoço na Ocupação 20 de Novembro (Av. Padre Cacique, 1345 - ao lado do Estádio Beira-Rio)
14h30min - Visita às comunidades dos bairros Cristal, Tronco e Divisa, atingidas pela duplicação da Avenida Tronco, bem como às comunidades do arroio cavalhada atingidas pelo PISA (Projeto Integrado Sócio Ambinetal)
16h - Audiência com o Prefeito José Fortunati (não confirmado)
17h – Visita à comunidade Utopia e Luta (Avenida Borges de Medeiros, 719 – entrada subindo pela escadaria da Borges, centro de Porto Alegre )

17h30min – Coletiva de Imprensa no Quilombo das Artes, que fica na comunidade Utopia e Luta
18h30min – Seminário da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação (CUTHAB) e Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Publica (CEDECONDH) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Dia 19/08 – sexta-feira

Manhã – Audiências com os poderes Executivo e Judiciário do estado
13h – Visita às comunidades do Morro Santa Teresa
14h – Retorno à São Paulo
OBS.: Agenda sujeita a alterações conforme agenda das autoridades.
Jornalista responsável: Katia Marko (DRT/RS 7969) - Fone: (51) 8191 7903

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .