Pular para o conteúdo principal

Remoções para as obras da Copa 2014: onde estão os PLHIS?

Foto: Edimar Soares
Bônus moradia e Minha Casa Minha Vida são as alternativas que a Prefeitura de Fortaleza apresentou às famílias que serão removidas para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).  

Com as obras do VLT, previsto para a Copa do Mundo de Futebol 2014, mais de 2.700 famílias serão removidas.

Distantes no mapa, Porto Alegre e Fortaleza,  assim como outras cidades brasileiras que receberão obras para a Copa 2014,  experimentam processos idênticos: remoções, falta de informação, ausência de espaço para participação, desrespeito às leis orgânicas dos municípios e violação ao direito à moradia.  As soluções apresentadas pelos governantes, também não diferem. Bônus Moradia e Minha Casa Miha Vida como se não existissem outras alternativas. 

Esta situação só comprova a fragilidade dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social. Documento referência que sintetiza diretrizes para tratar dos problemas relacionados à moradia, os PLHIS estão se mostrando simples acessórios no momento de se colocar em prática. Porém, imprescindíveis para acessar financiamentos. Tudo isto no país que constituiu a legislação urbanística mais progressista da América Latina.

Mas os moradores resistem e se mobilizam.

"Chegou à vez de mostrarmos ao poder publico que estamos organizados e não queremos sair de nossas casas, que queremos melhorias como saneamento básico, lazer, educação e melhores condições de vida, tudo no próprio bairro, na própria comunidade" (Comunidade Trilha do Senhor).


Veja o projeto de implantação do VLT que ligará o Porto de Mucuripe ao Estádio Castelão e que provocará a remoção de milhares de famílias.




Postagens mais visitadas deste blog

Minha Casa Minha Vida - Renda até 03 Salários Mínimos - o caso da Av. Tronco

Foto: Lucimar F Siqueira O Programa Minha Casa Minha Vida é a única alternativa de produção habitacional para moradores que serão removidos para dar lugar às obras para a Copa 2014 em Porto Alegre. No caso da duplicação da Avenida Tronco o DEMHAB contou no levantamento cadastral 1.459 famílias consideradas com renda até 03 SM. Portanto, os projetos do MCMV deverão atender estas famílias, exceto quem optou por Bônus Moradia.  Várias dúvidas estão sendo apresentadas pelas famílias. Entre elas o tipo de contrato que será firmado com os moradores e o tamanho das unidades habitacionas, seja casa ou apartamento. Abaixo, algumas informações obtidas no site do Ministério das Cidades e consulta à Caixa Econômica Federal de Porto Alegre.  TIPO DE CONTRATO Minha Casa Minha Vida e Caixa Econômica Federal O contrato para o MCMV até 03 Salários Mínimos é realizado diretamente pelos moradores com a Caixa Econômica Federal após o cadastro realizado junto à prefeitura. Para a Cai...

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .