Pular para o conteúdo principal

Secretário da SMIC desmerece ciclistas, pedestres e usuários do transporte público

Do blog Vá de Bici:

No seu twitter pessoal, o Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Valter Nagelstein, afirmou indiretamente (mas nem tanto) que pedestres, ciclistas e usuários do transporte público seriam clientes menos qualificados que os usuários de carros particulares.

Esta afirmação foi a resposta do digníssimo secretário a um questionamento de um portoalegrense que questionava porque a Prefeitura não autoriza a realização da Feira Solidária no Largo Glênio Peres, mas autoriza no mesmo local o estacionamento de automóveis, sendo que é uma zona peatonal.

Valter Nagelstein e a SMIC mostram bem que a política do atual governo, ao contrário de todos os discursos demagógicos que temos ouvido em reuniões e inaugurações de bicicletários, NÃO É a de devolver a cidade para as pessoas, mas sim de dar cada vez mais espaço aos automóveis, o que degrada a cidade e a torna mais opressora, como o próprio prefeito José Fortunati disse no discurso de inauguração do bicicletário do Mercado Público.

Por sinal, no mesmo discurso o prefeito disse que não é porque alguém anda num “carro último tipo, último ano, etc. que vá ter mais direito que o pedestre, que o ciclista, ou alguém que ande mesmo num carro velho”. Uma pena que a prática seja tão diferente do discurso, é praticamente o oposto: a prefeitura vêm investindo pesado na ampliação do espaço destinado a automóveis (duplicação de avenidas, construção de viadutos e agora cogita construir estacionamentos subterrâneos no centro para criar mais vagas para carros particulares) enquanto o investimento público em espaços peatonais e ciclovias é praticamente zero em comparação.
Por quanto tempo mais vamos tolerar essa demagogia, para não dizer mentiras, esses discursos vazios?


A próxima quinta-feira, dia 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro, e por coincidência a concentração vai ser no próprio Largo Glênio Peres. Deixo aqui meu convite a todos para mostrarmos a Fortunati, Valter Nagelstein, com faixas, slogans e cantorias que quem anda de carro não é mais digno que quem anda a pé, de bicicleta ou de ônibus.

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Casa Minha Vida - Renda até 03 Salários Mínimos - o caso da Av. Tronco

Foto: Lucimar F Siqueira O Programa Minha Casa Minha Vida é a única alternativa de produção habitacional para moradores que serão removidos para dar lugar às obras para a Copa 2014 em Porto Alegre. No caso da duplicação da Avenida Tronco o DEMHAB contou no levantamento cadastral 1.459 famílias consideradas com renda até 03 SM. Portanto, os projetos do MCMV deverão atender estas famílias, exceto quem optou por Bônus Moradia.  Várias dúvidas estão sendo apresentadas pelas famílias. Entre elas o tipo de contrato que será firmado com os moradores e o tamanho das unidades habitacionas, seja casa ou apartamento. Abaixo, algumas informações obtidas no site do Ministério das Cidades e consulta à Caixa Econômica Federal de Porto Alegre.  TIPO DE CONTRATO Minha Casa Minha Vida e Caixa Econômica Federal O contrato para o MCMV até 03 Salários Mínimos é realizado diretamente pelos moradores com a Caixa Econômica Federal após o cadastro realizado junto à prefeitura. Para a Cai...

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .