Pular para o conteúdo principal

Moradores da Av. Tronco e Arroio Cavalhada marcham em defesa da moradia

Foto: Lucimar F Siqueira
Moradores das Comunidades atingidas pelas obras da Av. Tronco e Projeto Integrado Socioambiental fizeram uma marcha no último sábado (01/10) em defesa da moradia. A caminhada saiu do Posto Falcão junto à Vila Cristal e se dirigiu para a área do Jockey Club do Rio Grande do Sul, na Av. Diário de Notícias. Isto porque aproximadamente 1.800 famílias serão removidas para as obras de duplicação da Av. Tronco e outras 1.600 atingidas pelo PISA.

A Prefeitura de Porto Alegre argumenta que o principal obstáculo para reassentar os moradores na região reside na dificuldade para comprar áreas próximas. Porém, não quer colocar em pauta a discussão sobre uma área disponível com potencial para construção de moradias para todas as famílias que serão removidas. Que área é essa?

Foto: Lucimar F. Siqueira
O Município tem à disposição uma área de 17 hectares que pode ser convertida em Área de Interesse Social, instrumento previsto no Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Plano Local de Habitação de Interesse Social. É a área das “cocheiras do Jóquei”. Cabe lembrar que os instrumentos citados são todos requisitos fundamentais para acessar recursos para as obras que estão provocando as remoções. É o aparato legal que protege o direito à moradia adequada e deve inibir os impactos negativos dos reassentamentos.


Além disso, a Prefeitura possui mais um mecanismo para tornar ágil os processos referentes à moradia. A Comissão de Análise e Aprovação da Demanda Habitacional Prioritária (CAADHP) foi criada em 2009 para agilizar os processos de gravames de AEIS do Programa Minha Casa Minha Vida. Portanto, já existe um corpo técnico e rotinas administrativas que podem ser acionados também para este caso.
Foto: Lucimar F. Siqueira
Desta forma, o Município de Porto Alegre pode se valer dos instrumentos  urbanísticos, da eficiência da organização utilizada para instituir 41 AEIS para o MCMV e utilizar a área das cocheiras do Jockey para resolver a questão dos reassentamentos.

Mais do que isto, pode aproveitar a comemoração aos 10 anos do Estatuto da Cidade e encaminhar projeto solicitando o gravame de AEIS para a área das cocheiras do Jockey Club do Rio Grande do Sul. 


Lucimar F. Siqueira
Geógrafa
Assessora Técnica ONG Cidade

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .