Pular para o conteúdo principal

O lixo escondido debaixo do tapete em Porto Alegre

Por Enio Noronho Raffin:

O serviço prestado de coleta de lixo domiciliar tradicional em Porto Alegre é péssimo.

Moradores e contribuintes da taxa do lixo da capital gaúcha reclamam sobre os atrasos na coleta domiciliar. Os caminhões coletores de lixo se arrastam pela cidade. Falta manutenção. Basta ver os estribos dos veículos coletores e concluir o que acontece na oficina da empresa Qualix/Sustentare contratada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana, da Prefeitura de Porto Alegre, para fazer a coleta de resíduos domiciliares.

Faltam garis, equipamentos de segurança, os uniformes são velhos e rasgados, servidores trabalham sem luvas, sem colete de sinalização, sem calçados apropriados, e em dias de chuva não há capa plástica para os funcionários. Outros itens que integram a operação da coleta de lixo de Porto Alegre simplesmente não existem, como pás e vassouras junto ao caminhão de lixo. Fotos publicadas no site Máfia do Lixo mostram o que acontece no dia a dia da coleta de lixo de Porto Alegre.

A Delegacia Regional do Trabalho deveria fazer uma intensa fiscalização na empresa Qualix/Sustentare, cuja sede está localizada na rua 9 de junho, 241, em Porto Alegre.

Processos contra essa empresa privada na Justiça gaúcha crescem a cada dia.

Empresários cobram da Qualix/Sustentare, desde aluguéis da sede da empresa na zona norte da capital (saíram antes que o oficial de justiça entregasse a ordem de despejo), até serviços de molas nos caminhões, combustível e outros itens. Acidentes com os caminhões de lixo são rotineiros. E os donos de veículos particulares acidentados cobram na Justiça de Pequenas Causas do RS os danos materiais.

Nos últimos 20 dias (pelo menos) o “novo sistema de monitoramento via satélite em tempo real da coleta de lixo” (GPS), inaugurado em janeiro pelo prefeito José Fortunati (PDT), não funciona. Esse sistema integra o DMLU, a PROCEMPA e a empresa Qualix/Sustentare. Há informação de que o sistema está “fora do ar” por falta de pagamento do serviço de GPS junto a empresa que opera e fornece os dados dos caminhões de lixo a PROCEMPA. O DMLU fez uma grande entrevista com o prefeito Fortunati para divulgar o sistema de monitoramento da coleta de lixo que hoje é um vexame.

Hoje, quinta-feira (10/11) o GPS está ainda inativo, a imagem mostra o mapa da cidade de Porto Alegre sem os caminhões de lixo da empresa Qualix/Sustentare. Simplesmente eles sumiram do mapa.



Essa semana a empresa vive mais uma monumental crise financeira. O DMLU de Porto Alegre tem conhecimento.

Entre terça-feira (08/11) e a noite dessa quarta-feira (09/11), funcionários da Qualix/Sustentare no Brasil reivindicaram o pagamento de salários e outras vantagens.

Em Porto Alegre, a crise ocorreu na sede da empresa Qualix/Sustentare. Até às 19h de ontem, do total de 23 caminhões coletores utilizados para o turno da noite, apenas três tinham saído da sede da empresa para iniciarem o roteiro da coleta nas ruas e avenidas de Porto Alegre. Após acerto entre empresa e funcionários, os demais caminhões de lixo seguiram os seus roteiros noturnos na capital para a operação do serviço terceirizado. Certo alívio para o gerente da empresa que se desdobrava em desculpas para os seus funcionários. Certamente essa ocorrência gerou atrasos na coleta de lixo da cidade de Porto Alegre.

No Brasil, na cidade paulista de Diadema, os coletores de lixo da Qualix/Sustentare pararam na noite da última terça-feira (08/11) devido ao atraso no pagamento (tanto dos salários quanto dos vales refeição e alimentação).

Os funcionários da Qualix/Sustentare, empresa que coleta lixo em Diadema, em greve desde terça-feira, voltaram a trabalhar ontem à noite, após pagamento de salários.

Na capital gaúcha o contrato da Qualix/Sustentare vence em novembro de 2012.

Antes disso o DMLU de Porto Alegre deverá publicar edital de concorrência pública para a substituição dessa empresa que tem sérios problemas financeiros e operacionais.

Fonte: Máfia do Lixo

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .