Pular para o conteúdo principal

Audiência pública da CEDECONDH - Discriminação com moradores do Cristal

Audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara de Municipal de Porto Alegre.

PAUTA: Discriminação no Cristal 
DATA: 06/12/2011
HORA: 14horas
LOCAL: Câmara Municipal de Porto Alegre



Contexto

O conflito entre moradores do Bairro Cristal ocorreu pela disputa por uma área onde deverá ser implantado empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida no Bairro. A área foi indicada pelas comunidades para reassentar as famílias que serão removidas  da área de influência das obras de duplicação da Av. Moeb Caldas, conhecida por Av. Tronco (Porto Alegre).

Moradores que ficaram conhecidos como "classe média" do Cristal criaram o Comitê Permanente dos Moradores do Bairro Cristal e um blog onde divulgam as ações do grupo em relação à disputa pelas áreas e contrários às desapropriações (Blog Amigos do Cristal).

Por sua vez, os moradores que serão removidos manifestam repúdio em relação à ação desses moradores e criticam a Prefeitura por abrir espaço para que estes moradores pressionassem as famílias pobres à cederem às suas reivindicações. 

Em declaração na Assembléia realizada na comunidade na noite de 22/11, lideranças que representam os moradores das comunidades Divisa e Cristal denunciaram que foram convocados de última hora para uma reunião na SECOPA onde foi tratado o assunto. Nesta reunião 20 moradores representando o Comitê Permanente dos Moradores do Bairro Cristal se apresentaram sem que as lideranças pudessem concordar ou não com a presença dos mesmos na reunião e pressionaram para que os os representantes das comunidades abrissem mão da área. 

Cabe destacar que as reuniões da SECOPA são fechadas e anunciadas às vésperas ou, na maioria das vezes, algumas horas antes de ocorrerem. Como, então, 20 moradores foram mobilizados e sem anunciar ou pedir licença assumiram uma reunião com o objetivo de intimidar aqueles que estão à beira de ficar sem suas casas?

Segundo declarações, foi neste contexto que ocorreram as agressões verbais. Na sequência, várias notícias veicularam na imprensa com declarações explicitamente discriminatórias em relação aos moradores que serão removidos e contrárias ao reassentamento na região. 



Resta saber o que consta na ata da reunião da SECOPA quando ocorreu este fato! 


Observe atentamente o extrato do vídeo abaixo realizado na assembléia ocorrida no dia 22/11/2011 com Prefeitura e moradores do Bairro Cristal atingidos pelas obras da Av. Moeb Caldas (Av.Tronco). 


Duplicação Av. Moeb Caldas - Copa 2014 - Porto Alegre from ONG Cidade on Vimeo.




O vídeo original pode ser visto aqui:








Por Lucimar F Siqueira
ONG Cidade

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .