Pular para o conteúdo principal

Elyseu em Cena - teatro, dança, música... pura arte da vida

Por Leandro Anton
Blog Quilombo do Sopapo


Na tarde de hoje, no Teatro Renascença, Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre teve o Especial Elyseu em Cena. A Escola Elyseu Paglioli fica no Bairro Cristal, é a primeira Escola Especial da Cidade e foi criada em 1988 na Rua Butuí. Esta é uma das 8 escolas públicas da Região Cristal com as quais o Quilombo do Sopapo desenvolve ações e relações comunitárias e institucionais. 


No curso de áudio deste segundo semestre tocado no ponto de cultura por Ricardo Sória, o Pelota, estamos com três integrantes da escola que são a professora Elaine Tavares e os estudantes Ivo e Kauana. Uma das ações do curso será um Rádio Conto que trabalhará a situação da transformação urbana do Cristal e neste caso a da Vila Cristal que será atingida pela duplicação de uma avenida, a Avenida Tronco. 


A Escola Elyseu Paglioli, como consta na sua página na internet, viveu na sua história o mesmo preconceito que hoje estão vivendo os moradores da Vila Cristal que lutam pelos seus direitos de moradia e de permanência na Região como podem ler neste registro extraído da página: "A Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli foi a primeira escola especial municipal de Porto Alegre, fundada em 1988 para atender alunos com deficiência mental. Nesta época, houve vários movimentos da comunidade do bairro Cristal, que não desejava ter em suas proximidades uma escola para “anormais”, o que poderia até desvalorizar os imóveis da região." Fragmentos dos nossos cursos e percursos... 


O mesmo argumento, 23 anos depois, de desvalorização de imóveis foi usado por parte dos moradores da área "regular" do Bairro para tentar impedir a desapropriação de terrenos indicados pela Comissão de Moradores da Vila Cristal e Divisa para reassentamento das famílias que serão atingidas por uma das obras preparatórias a Copa do Mundo 2014.  


A resistência e a beleza da luta pelos direitos humanos que a Escola Elyseu Paglioli desenvolve gera, entre tantas e incontáveis atividades, o Elyseu Em Cena que abaixo tem imagens, numa tarde de temporal em Porto Alegre, que não impediu de lotar as dependências do Teatro Renascença para aplaudir a estudantes, professores e famílias especiais do Cristal e arredores. É com esta força e vitória que a Elyseu obteve que a Vila Cristal se alimenta para democratizar o mais radicalmente o Bairro que ajudou a construir e a romper preconceitos que teimam em persistir no tempo e no espaço do Cristal.













Kauana
Música de Gonzaguinha que fez parte das apresentações e foi cantada com muita emoção.Texto e fotos: Leandro Anton

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f