Pular para o conteúdo principal

Coletivo Tatu Zaroio divulga atividades do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio

Comitê popular dos megaeventos do Rio retoma suas atividades

*Reportagem escrita disponível em português e espanhol
Sebastián Soto Coll
Coletivo Tatuzaroio

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas retomou no último dia 10 desse mês suas atividades no estado do Rio de Janeiro. A plenária ocorreu nas dependências do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE) e serviu para recomeçar os trabalhos e para planejar as ações para 2012.

Orlando Santos Júnior, membro do Comitê Popular e representante do Observatório das Metrópoles, explicou para o Coletivo Tatuzaroio o caráter das reuniões do comitê e nos falou sobre o planejamento e os trabalhos que serão realizados neste ano. Veja a fala do professor.


Na pauta, diversos temas foram abordados, como a elaboração de um dossiê sobre os megaeventos e os direitos humanos no Rio de Janeiro e a massiva transferência de dinheiro público para empresas privadas. Outros pontos também ganharam destaque, como a problemática situação que vive a comunidade Belém Belém, localizada no bairro de Pilares e novamente ameaçada de remoção por conta das reformas que Engenhão sofrerá para as Olimpíadas. Em 2007, época em que o Rio sediava os Jogos Pan-americanos, essa mesma comunidade também foi ameaçada.

A remoção das comunidades para os Megaeventos parece ser o enredo para o carnaval deste ano no Rio e o Estado avança para concretizar o projeto de higienização social. Invalva Mendes, da comunidade Vila Autódromo e integrante do Comitê Popular, nos relatou a preocupação e o estado de alerta que se encontra sua comunidade frente à abertura de uma licitação entre Estado e empresas privadas para as obras no entorno da Vila Autódromo. O projeto se desenvolve num modelo que ficou conhecido como “Parceria Público Privada” (PPP), um acordo entre empresas privadas e instituições públicas Veja a entrevista com Inalva.
 


TKCSA

Além dessas questões, as mobilização que estão sendo realizadas no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, por conta dos impactos provocados pela empresa TKCSA também foram debatidas na reunião. Atualmente essa empresa encontra-se sob investigação da Assembleia Legislativa do Rio, que apura denúncias de crimes ambientais cometidos pela empresa.
A próxima reunião do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas ocorrerá no dia 24 de janeiro (quarta-feira) nas dependências do SEPE, com horário a definir.

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .