Pular para o conteúdo principal

Governo Tarso pifou participação popular do Conselho Deliberativo Metropolitano

Luiz Antônio Timm Grassi durante ato de Assinatura do Decreto - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Luiz Antônio Timm Grassi durante ato de Assinatura do Decreto
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Instalado agora em março de 2012 pelo Governo Tarso Genro e integrado por cerca de 50 representantes, o Conselho Deliberativo Metropolitano conta com apenas 6 representantes da sociedade civil, escolhidos a dedo pelo próprio governo: Anelise Gerhardt Cancelli, João Carlos Brum Torres, Luiz Antonio Timm Grassi, Maria Alice Lahorgue, Mauri Cruz e Ronald Krummenauer.


Num contexto em que a região metropolitana beira o colapso em várias áreas, sobretudo água e mobilidade, justamente quando sucessivos governos estaduais e locais tentam apresentar como normal e explicável o caos diário e a crescente poluição dos rios, mas querem cobrar por serviços que não prestam ou que funcionam precariamente, além de quererem expulsar os pobres para novas periferias usando financiamentos e recursos públicos federais, não dá para aceitar mais um jogo de governança onde a maioria da população seja tratada como criança nas mãos de babás governamentais.A ter uma representação tirada assim, é melhor não ter nenhuma (nada contra eventual mérito individual das pessoas escolhidas).


Assim fica difícil, Sr. Governador! Parece mais um clube de pedintes locais e apaniguados.


Vide notícia da ABES - RS

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .