Pular para o conteúdo principal

Famílias cobram promessa de Fortunati no Cristal e pretendem resistir para não serem retiradas de suas casas


Dois dias depois de o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), garantir em uma reunião plenária do Orçamento Participativo que nenhuma família seria despejada em seu mandato em função de obras (ver vídeo), duas famílias moradoras do bairro Cristal estão ameaçadas de serem retiradas de sua casa (à força, se for preciso) por causa de um problema ocorrido em uma obra da prefeitura.

No dia 16 de abril deste ano, duas casas no bairro Cristal foram atingidas por uma máquina do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) que trabalhava em escavações do Programa Socioambiental. Essas duas famílias nem sabiam que essas escavações estavam sendo feitas sob suas residências e dos riscos que corriam. Segundo os moradores, a Prefeitura e a construtora responsável pela obra mudaram a rota das escavações, mas não avisaram os moradores.



Estes levaram o caso à Justiça. Em um primeiro momento, a juíza Lílian Cristiane Siman, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, determinou a paralisação completa das obras. Mas nesta sexta-feira (4), a juíza deferiu pedido do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) para a retomada das obras. Segundo a decisão, os trabalhos poderão reiniciar somente após a remoção de duas famílias que residem próximas ao local e os custos com a remoção e a moradia deverão ser arcados pelo DMAE.

A juíza determinou ainda que o DMAE pague uma caução no calor de R$ 27.921,43. “Feito o depósito, as famílias serão intimadas a deixarem o imóvel em até cinco dias e em caso de descumprimento, a retirada será compulsória. Somente depois da desocupação dos imóveis os trabalhos poderão ser reiniciados”, diz a decisão judicial.

Os moradores estão indignados com o comportamento da Prefeitura no caso, cobram a promessa de que não haveria despejos feita por Fortunati e prometem lutar para permanecer em suas casas. “Caso queiram nos retirar a força, haverá resistência”, assegura um deles que vive há 30 anos na casa ameaçada. As duas famílias contam com a solidariedade de outros moradores do Cristal, organizados no Comitê Popular Copa – Bairro Cristal e no movimento “Chave por Chave”. Eles moradores decidiram que não sairão das suas residências sem ter suas moradias definitivas para habitar.

Postado no RS URGENTE (04/05/12)

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

Aprenda a cobrar informações da Copa de órgãos públicos e conheça o site "Queremos Saber" da Transparência Hacker

Fonte: http://apublica.org/2012/05/quem-quer-saber-agora-pode/ A Lei de Acesso à Informação (12.527/11) entrou em vigor nesta quarta-feira (16) e pode ser uma ferramenta muito útil para a sociedade fiscalizar os preparativos para a Copa de 2014. Ela visa garantir o acesso dos cidadãos brasileiros a dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário e, diz que, a partir de agora, os órgãos públicos deverão ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que será responsável por atender aos pedidos de informações, inclusive no que diz respeito à Copa. Por exemplo: se você quiser saber quanto dinheiro público foi investido em determinado estádio, vai poder perguntar ao órgão responsável e este vai ter que responder – nem que seja explicando que a informação corre em sigilo. Além das entidades e órgãos nos três níveis de governo, a nova lei também determina que as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos prestem informações de f

IMPORTANTE

Este blog não está mais sendo atualizado.  Se deseja notícias e materiais da ONG Cidade, por favor, dirija-se ao site: http://ongcidade.org/site.php Obrigado. . .