Pular para o conteúdo principal

Governo Tarso pifou participação popular do Conselho Deliberativo Metropolitano

Luiz Antônio Timm Grassi durante ato de Assinatura do Decreto - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Luiz Antônio Timm Grassi durante ato de Assinatura do Decreto
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Instalado agora em março de 2012 pelo Governo Tarso Genro e integrado por cerca de 50 representantes, o Conselho Deliberativo Metropolitano conta com apenas 6 representantes da sociedade civil, escolhidos a dedo pelo próprio governo: Anelise Gerhardt Cancelli, João Carlos Brum Torres, Luiz Antonio Timm Grassi, Maria Alice Lahorgue, Mauri Cruz e Ronald Krummenauer.


Num contexto em que a região metropolitana beira o colapso em várias áreas, sobretudo água e mobilidade, justamente quando sucessivos governos estaduais e locais tentam apresentar como normal e explicável o caos diário e a crescente poluição dos rios, mas querem cobrar por serviços que não prestam ou que funcionam precariamente, além de quererem expulsar os pobres para novas periferias usando financiamentos e recursos públicos federais, não dá para aceitar mais um jogo de governança onde a maioria da população seja tratada como criança nas mãos de babás governamentais.A ter uma representação tirada assim, é melhor não ter nenhuma (nada contra eventual mérito individual das pessoas escolhidas).


Assim fica difícil, Sr. Governador! Parece mais um clube de pedintes locais e apaniguados.


Vide notícia da ABES - RS

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento das atividades

Prezados amigos, No  dia 01 de dezembro de 2016  foi realizada a Assembleia Geral de dissolução da Ong Cidade, cumpridas todas as formalidades legais e o que previa o Estatuto da entidade para esse caso. Nosso acervo ficou sob a guarda do NPH/UFRGS (Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), coordenado pelo professor Mathias Seibel. Abraços a todos e boa luta!

As Praças do PAC terão o mesmo destino da Praça da Juventude?

Em maio de 2011 a Prefeitura de Porto Alegre reconheceu a perda de R$ 1,4 milhão de verba federal destinada à construção da Praça da Juventude, no Bairro Bom Jesus, por não ter condições de elaborar o projeto dentro dos critérios apresentados pelo Governo Federal. Agora, outro caso envolvendo as Praças do PAC está prestes a se repetir. Veja notícia no blog do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro . Um dos modelos de praça com 7.000m2 O que são as Praças do PAC? São equipamentos que integram num mesmo espaço atividades culturais, esportivas, lazer, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência, inclusão digital, formação e qualificação profissional.  No dia 03 de dezembro de 2010 o Governo Federal publicou no Diário Oficial a relação de municípios que receberão as Praças do PAC em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul,  22 municípios foram selecionados para receber as praças, entre eles Porto Alegre. As  duas propostas aprovadas para a Capital ...

Campanha “Cidades de Classe Mundial” - StreetNet

Fonte: Observatório das Metrópoles A Campanha “Cidades de Classe Mundial” (WCCA) foi lançada em 2007 pela StreetNet Internacional e outras organizações de pobres urbanos, incluindo moradores de favelas, migrantes e comunidades de refugiados, grupos de crianças de rua e profissionais do sexo, antes da Copa do Mundo na África do Sul. Seu objetivo é expor as políticas de remoções forçadas ou despejos realizados a fim de embelezar as cidades antes de megaeventos esportivos e para ajudar a criar uma maior consciência mundial sobre a necessidade de repensar o planejamento urbano e serviços, de modo a apoiar ativamente as necessidades e interesses dos trabalhadores informais da economia. StreetNet é uma federação internacional de organizações de comerciantes informais com membros em 40 países no mundo. A iniciativa visa promover os direitos dos comerciantes informais a terem condições dignas de trabalho e de realizar lobby acerca de políticas urbanas e regulamentações, inclusivas e partici...